Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Vida após a morte e experiências de quase-morte.


Segundo Alexander ele teria voado nas asas de uma borboleta no Céu.
Uma prova do céu?
No início do ano, o neurocirurgião Eben Alexander, lançou o livro "Proof of Heaven" (ou, "Uma Prova do Céu", em português). O livro conta sua experiência pessoal que, durante um determinado tempo em coma, ele teria entrado em um outro estado de consciência e visitado uma outra dimensão, o que ele chama de "Céu" no livro. Para o autor, suas experiências não podem ter se dado nos limites do seu cérebro, visto que, durante o coma, a parte do seu cérebro relativa à sede da consciência não estava funcionando. O cientista que até então se considerava um cético passou a defender uma ideia mais espiritualista da vida e a necessidade de os cientistas realizarem mais estudos sobre a consciência. 

Diversos estudos tentam dar explicações fora do sobrenatural para estas experiências, entretanto, nenhuma delas explica questões básicas como por que isto ocorre justamente em um momento em que o nosso cérebro estaria funcionando menos ou por que todas os relatos seguem um determinado padrão. O próprio autor do livro cita nove hipóteses científicas que ele teria levado em conta para explicar a experiência que ele tivera como, por exemplo, influência dos anestésicos, de lembranças remotas, possibilidade de o cérebro ter feito outras conexões e etc. Descarta, porém, todas elas. 

A vida depois da vida.
Um outro cientista muito famoso neste assunto é o Raymond Moody Jr. Ele realizou uma pesquisa coletando mais de cem casos de experiência de quase morte e também lançou um livro, "A vida depois da vida", que mais tarde virou o documentário abaixo. 


Enfim, os relatos de experiências de quase-morte são comuns em casos de pacientes em coma. Enquanto que o caso de Raymond chamou atenção pela extensão e pioneirismo da pesquisa realizada, o caso de Alexander chamou atenção por ter acontecido logo com um neurocientista e de uma respeitada universidade (Harvard). De todo modo fica a lição de que as fronteiras da consciência deverão ser também as novas fronteiras da ciência.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...