Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Eram os Deuses astronautas?


Representação dos povos antigos de um visitante com uma possível roupa de astronauta.

O título desta postagem faz referência a um livro clássico escrito pelo suíço Erick Von Daniken que explica muito dos fenômenos religiosos e arqueológicos da antiguidade como resultados das relações dos seres humanos do passado com seres extraterrestre. A teoria de Daniken se tornou popular pela sua verossimilhança e solidez, ainda que tratando de uma assunto recorrentemente relacionado a "misticismo" e "esoterismos". Os seus argumentos se dividem em três classes: cosmológicos, arqueológicos e histórico-religiosos. muito embora o autor se defenda de críticas dizendo nunca ter afirmado, mas apenas feito questionamentos (ele, por exemplo, já relatou nunca ter visto um ovni). A seguir, um resumo dos principais pontos de argumentação do livro:

Argumentos cosmológicos
Daniken inicia sua obra apontando para o tamanho do universo em que estamos, afinal, são bilhões e bilhões   de estrelas, a maioria delas com grandes probabilidades de existência de sistemas solares como os nossos, cada um deles com probabilidade de existência de planetas em zonas favoráveis à vida. Inclusive, isso é o que se vem constatando das mais recentes descobertas da missão Kepler da nasa, como eu bem mencionei em uma postagem anterior (link aqui). O autor ainda termina o livro com uma defesa à cosmonáutica, ou seja, às viagens e às tentativas de colonização espaciais, como uma forma de desenvolvimento tecnológico e prevenção ao possível aumento populacional da Terra. Da mesma forma, ele defende também os projetos de envio de mensagens interestelares.

Argumentos arqueológicos
Estes são os pontos mais importantes do livro pois são os que melhor evidenciaram as teses do autor (que é arqueólogo). Segundo Daniken, inúmeras construções da antiguidade, como as pirâmides do Egito e do México, o monumento de Stonehenge, as cabeças da ilha de Páscoa ou  "pistas" de pouso dos Incas são monumentos impossíveis de serem construidos sem tecnologia igual ou superior à nossa, nos dias de hoje. Além disso, a disposição de alguns desses monumentos estão perfeitamente alinhados com determinadas constelação e eventos astronômicos, mostrando um profundo conhecimento astrônomico destes povos.  Como se não bastasse, foram encontradas ruínas de civilizações abaixo de alguns mares, alguns deles datados de mais de 25.000 anos de idade.

Argumentos histórico-religiosos
Daniken completa as suas argumentações discorrendo sobre a correpondência existente entre diversos mitos dos povos antigos e os recentes relatos de observações de ovnis. Dá-se como exemplo, o evangelho de Enoch que descreveria uma possível abdução alienígena do profeta. Também menciona-se o fato de Elias e Moisés não terem morrido mas, "subido aos céus", o fato de alguns deuses como apolo e outros deuses maias e hinduístas, portarem uma "carruagem de fogo". A existência de uma história sobre dilúvio não só nas civilizações judaico-cristã, como também hindu e mesopotâmica, bem como pinturas rupestres de seres parecidos com aliens do tipo "grey" em diferentes pontos do globo (inclusive no Brasil) também são mencionados.

Como disse anteriormente, o autor inaugurou uma era de investigações e especulações sobre a atividade extraterrestre no passado da humanidade, algumas bem fundadas outras nem tanto. Entretanto, ele se defende das críticas dizendo ter feito questionamentos. Como este é justamente o objetivo deste blog, decidi por falar sobre suas teses, mas caba a cada um de nós analisar e tirar suas próprias conclusões.

PS: quem quiser mais detalhes sobre assunto, sugiro que leiem a obra, ou assistam ao documentário baseado no livro (link aqui). 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...