Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 13 de agosto de 2013

A Era de Aquário (Parte I) Ou: É possível os astros influenciarem a nossa vida? Ou: Há mais coisas entre o céu e a Terra do que suspeita a nossa vã filosofia.

Os astros sempre fascinaram os seres humanos.
Astrologia e Astronomia.
O ser humano sempre teve um grande fascínio pelos astros desde as mais antigas civilizações. Alguns dizem que isso era uma forma de controlar a agricultura e guiar-se durante as navegações, outros acreditam que de fato alguns deuses e fenômenos místicos do passado nada mais eram do que encontros ufológicos, já outros preferem dizer que este interesse todo estava apenas no fato de que, como não havia iluminação elétrica no passado, os nossos antepassados simplesmente gostavam de observar as estrelas.

A astrologia deveria ser a ciência que estuda os astros mas, como no passado não havia muita diferença entre ciência e misticismo, esta passou a ser a ciência que estuda a suposta influência dos astros na nossa vida. Digo suposta porque, segundo Carl Sagan, não há nenhuma evidência de que os astros possam influenciar nosso dia-a-dia (exceto alguma catástrofe cósmica ou coisa assim). Mesmo a gravidade da Lua do Sol e dos demais planetas, nos influencia muito pouco se comparada com a gravidade da pessoa ao nosso lado. Assim, o termo para o estudo verdadeiramente científico dos astros passou a ser astronomia, astrofísica ou astrobiologia.

Horóscopo.
Tudo isso, entretanto, não impede que milhares de pessoas, no mundo inteiro, consultem diariamente o seu horóscopo nos jornais ou na internet. Entretanto, quem se aprofundar mais um pouquinho vai ver que existe uma diferença muito grande entre a astrologia séria e aquela que possamos ver nos jornais. Segundo esses astrônomos sérios, a influência dos astros na nossa vida, não se daria de forma tão corriqueira. Ela só pode ser realizada em nível "macro", ou seja, por meio de "eras", que descrevem pouco mais de 2000 anos, para os estudos da história humana, e por meio de "mapas astrais" que descrevem aspectos de um vida inteira, para os estudos da vida humana.

As Eras Astrológicas.
É aí onde a coisa se torna mais interessante. Isto por que, ao se analisar a história da humanidade por meio das eras astrológicas podemos realmente ver muita correspondência entre as características desses períodos e as características de cada casa do zodíaco. Por exemplo, a era de Gêmeos foi marcada pelo surgimento de diversos mitos sobre irmãos gêmeos, a era de Touro foi marcada pelo culto do boi nas maioria das civilizações antigas, a era de Peixes, marcada pelo cristianismo e Jesus como pescador de almas.

Um cético poderá argumentar que, na verdade, basta destacar  na análise, justamente os aspectos históricos que mais fariam correspondência com os signos zodiacais correspondentes a este período. Entretanto, ainda que procuremos detalhar as análises as correspondências continuam. Por exemplo, o auge da era de Peixes, mais ou menos no ano 1.000 d.c., foi também o auge do cristianismo, durante a idade média. A partir daí, o declínio desta era também correspondeu aos períodos da baixa idade média e as mudanças que começaram a ficar cada vez mais rápidas a partir dos anos 1.500 d.c: grandes navegações, revolução francesa, até culminar na Era de Aquário que estamos começando a viver agora. Como diria Shakpeare, "há mais coisas entre o céu e a terra do que suspeita a nossa vã filosofia".

PS: Na próxima postagem vamos falar um pouco sobre essas eras astrológicas. Link aqui.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...