Páginas

Pessoal, este blog se alimenta de comentários. Se quiserem mantê-lo vivo, comentem!

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A origem do natal.

Jesus ou o "Sol Invictus"

A origem do Natal.
Pode parecer estranho para alguns, mas a origem do natal remonta tempos mais antigos do que o próprio cristianismo. Diversos deuses e semi-deuses pagãos eram cultuados no período correspondente ao 25 de dezembro antes mesmo de Jesus nascer. Naquela época o que era comemorado era o solstício de inverno no hemisfério norte, ou seja, a passagem do outono para o inverno que, segundo o calendário romano, começava em 17 e ia até o 25 de dezembro (período chamado de Saturnal pelos romanos). A celebração era dedicada ao deus Sol Invictus, ou "Sol Invencível". Mais tarde com a cristianização do império romano, esta festa passou a significar o nascimento de Jesus e, o próprio identificado com o deus Sol, numa tentativa clara de cristianização do paganismo.

O natal e o paganismo.
O culto ao Sol remonta os tempos de Akhenathon no Egito. Tal faraó, precursor do monoteísmo, entedia que cultuar o Sol como deus único era melhor do que cultuar diversos deuses por que era o Sol a fonte primária de toda a vida e energia que existe na Terra, além disso ele é era um astro que aparece para todos, sem distinções raça, classe, ou sexo. Era como se dissessem que todos éramos filhos de um único Deus. Todos nós estávamos debaixo de um mesmo teto e, não importa o que aconteça, não importa o quê ou quanto você tenha, o Sol sempre brilhará para todos, levando a todos a capacidade de plantar, colher, criar animais e etc. 

A esperança renascendo no inverno.
Entretanto, cultuar o Sol não deveria ser visto apenas como uma prática idólatra e pagã. O sentido deste culto é muito mais profundo. Para quem não sabe, o inverno no hemisfério norte é extremamente rigoroso. As plantas não produzem, os rebanhos emagrecem, e até os dias ficam mais curtos e escuros. Enfim, tudo torna-se mais seco e escasso. O povo da Europa está acostumado a trabalhar poupar o ano inteiro para se proteger no inverno. Nós que moramos nos trópicos não sabemos o que é isso! Celebrar o Sol justamente no inverno, que é quando ele menos aparece, é uma forma de lembrar que aquele era um período curto e que depois de alguns meses ele voltaria a nascer com toda a intensidade. Enfim, que ele era invencível.

Somos poeira da nossa estrela!
Além disso, o culto ao Sol além desta razão prática, possui uma outra razão cósmica muito mais profunda. O Sol é o astro em torno do qual todos os planetas do sistema solar giram. O Sol corresponde a mais de 98% da massa do sistema solar. Se pudéssemos imaginar um estacionamento com cinquenta carros, o Sol corresponderia a quarenta e nove carros, enquanto que todos os outros astros seriam apenas um. A origem do nosso planeta e de todos os outros também está ligado ao Sol, visto que somos feito de uma pequena parte da matéria que se desprendeu dele há bilhões de anos. Somos literalmente poeira da nossa estrela!

O natal e o cristianismo.
A transformação do culto ao Sol em um culto cristão, correspondeu, como já disse, a uma estratégia da igreja católica romana de cristianizar o paganismo. Entretanto, isso só ocorreu por que eles encontraram uma correspondência clara entre o "menino-Deus" e o "deus-Sol", qual seja, o renascimento e a esperança. Assim como o inverno marca um período de escuridão e escassez, a crucificação de cristo marca um período de dificuldade pelo qual o mesmo passou. Assim como a celebração do inverno, marca a esperança de que o Sol iria ressurgir com toda a força alguns meses depois, A ressurreição de cristo marca a esperança de que após todas as dificuldades um novo tempo estaria por vir...

O natal na Bíblia.
Alguns criticam a comemoração do natal pelos cristãos por causa de sua origem pagã. Dizem que não há nada na Bíblia sobre a comemoração do natal, ou o período do nascimento de Jesus Cristo. Bem, os próprios judeus povo do qual teria feito parte o próprio Jesus, celebravam neste período a Hanukkah, ou Festa das Luzes, em comemoração a uma vitória deste povo contra um rei selêucida chamado Anthiochus. Entretanto, a origem desta festa também é a mesma apontada acima: a celebração do Sol. Existe uma passagem no Talmude que diz: "Quando o primeiro ser humano percebeu que o dia se tornava mais curto, disse: - Ai de mim! Será que agi mal e por isso o mundo está retornando ao caos?"
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...